Projetos de Educação Ambiental

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 https://www.ecodebate.com.br/2017/01/12/projetos-de-educacao-ambiental-artigo-de-antonio-silvio-hendges/

 

 Antonio Silvio Hendges

Também pode surgir da visão antecipada de que são necessárias ferramentas pedagógicas para evitarem-se atitudes, ações e práticas futuras que possam transformar a situação atual em outra não conforme com os interesses comunitários, consolidando ou ampliando a consciência coletiva, destacando os aspectos positivos dos temas abordados.

Uma terceira possibilidade é a construção a partir dos sonhos individuais e coletivos de transformações ambientais, culturais e sociais positivas no meio ambiente socialmente construído, seja buscando-se a preservação de áreas nativas, transformando-se os terrenos baldios em hortas comunitárias, praticando-se a agricultura urbana, ou colaborando com os catadores de materiais recicláveis/reutilizáveis é possível sempre fazer muito mais para melhorar o presente e construir o futuro. E lembre-se, procure outros sonhadores para construir seu projeto, pois como disse o Raul Seixas: “Sonho que se sonha só, é só um sonho que se sonha só, mas sonho que se sonha junto é realidade”.

Os projetos de educação ambiental precisam sempre estar inseridos nos contextos em que serão aplicados e jamais serem construídos de forma autônoma às realidades em que se pretende atuar, ou seja, para se construir um projeto de educação ambiental é fundamental realizarem-se pesquisas, conhecer os motivos, as realidades, as representações sociais individuais e coletivas dos diferentes atores e públicos que serão participantes das ações.

Importante destacar que não existem resultados imediatos e que um projeto de educação ambiental não é uma atividade comemorativa ou de fim de semana, mas um processo planejado para efetuar uma mudança ou a consolidação de hábitos, competências, atitudes e habilidades voltadas à qualidade de vida a partir da valorização dos aspectos ambientais em que se encontram inseridos os indivíduos e a coletividade.

Um projeto precisa responder seis questões básicas: 1) Quem (identificação, descrição, recursos humanos); 2) O quê (apresentação, objetivos); 3) Porque (justificativa); 4) Como (público alvo, metodologias, critérios de avaliação), 5) Quando (cronograma); 6) Quanto (recursos materiais necessários, orçamento); Se o projeto responder claramente estas questões, possivelmente esteja aplicável às circunstâncias para as quais foi elaborado. Importante destacar que as respostas virão da estrutura do projeto e não de uma ordem estritamente estabelecida das questões e suas respostas. Não é um questionário, é um projeto.

1 – IDENTIFICAÇÃO

Entidade – Empresa, associação, escola, comunidade, etc.

Endereço – Rua, bairro, cidade, localidade, etc.

Se necessário acrescente um breve parágrafo de apresentação das atividades e razões pelas quais a instituição ou grupo atuam.

2 – APRESENTAÇÃO

Descreva de forma breve e concisa o projeto, os organizadores, apoiadores, parcerias e outros detalhes que personalizem e definam as características próprias do projeto.

O modelo apresentado pode ser adequado de acordo com as características de cada projeto, sendo os conteúdos e detalhes proporcionais à dimensão pretendida.

3 – JUSTIFICATIVA

Justifique o motivo do projeto, descreva porque é indispensável a sua realização. Um projeto de Educação Ambiental precisa estar claramente definido em seus públicos, objetivos, recursos, ações, cronogramas e responsáveis.

Não é um conjunto de “boas intenções”, vontades e ideias descontextualizadas das realidades, aspectos e impactos com os quais se pretende interagir.

4 – PÚBLICO

Defina os beneficiários, qual o segmento social, econômico, produtivo, comunitário com os quais se pretende trabalhar.

5 – OBJETIVOS

5.1 – Objetivos Específicos*

– Defina um ou dois objetivos específicos, aquilo que realmente se pretende realizar com o projeto.

*Importante: não coloque os objetivos gerais antes dos específicos, defina objetivamente, particularize, especifique com a máxima exatidão possível suas razões para realizar o projeto. Colocar os objetivos gerais antes dos específicos faz com que o projeto perca o foco.

5.2 – Objetivos Gerais

– Defina alguns objetivos gerais, adjacentes e complementares aos específicos. Não devem ser muitos para que não perder o foco das ações, devem potencializar a realização do(s) objetivo(s) específico(s).

6 – RECURSOS MATERIAIS

Defina os recursos materiais e financeiros necessários à execução dos objetivos do projeto.

Item

Origem

Uso no projeto

Valor

Projetor

Propriedade ou empréstimo

Projeção de slides e vídeos

R$ 0,00

Cartilhas e folders

Impressão gráfica

Conteúdos básicos e informações

R$ 200,00

Cadernos e canetas

Aquisição

Anotações e rascunhos

R$ 200,00

Outros

Aquisição

Usos diversos

R$ 100,00

Total

R$ 500,00

7 – CRONOGRAMA

Defina o cronograma de ações, as atividades que serão realizadas e o espaço de tempo no qual se pretende realizá-las.

Ações

Março

Abril

Maio

Junho

Agosto

Elaborar o projeto

X

Visitas à comunidade

X

Mobilização, cursos e palestras

X

X

X

X

Seminário integrado

X

Avaliação e revisão

X

8 – RECURSOS HUMANOS

Defina os recursos humanos e responsáveis pela execução do projeto e suas responsabilidades dentro do cronograma estabelecido.

Nome

Atividade

Descrição

Aaaaaa Aaaaaaa

Coordenação geral

Coordenar a elaboração e execução.

Bbbbb Bbbbbbb

Pesquisas de campo

Elaborar e aplicar pesquisas relacionadas

Cccccc Ccccccccc

Ddddd Dddddd

Palestras e oficinas

Elaboração e transmissão das informações e conhecimentos previamente selecionados.

Eeeee Eeeeeee

Comunicação e divulgação

Divulgar as ações e resultados para a comunidade, meios de comunicação, etc.

Fffffff Fffffffffff

Ggggg Ggggggg

Recursos materiais

Reunir os recursos materiais e logísticos necessários.

9 – METODOLOGIA

Estabelecer metodologias interativas e dialógicas que facilitem a comunicação entre o(s) grupo(s) envolvido(s), aproximando os diversos atores presentes ou adjacentes aos objetivos que se pretende atingir.

Exemplos de metodologias são palestras, oficinas, exposição dialogada, projeção de slides, uso de cartilhas, vídeos, exposição teatralizada, shows, pesquisas na internet, pesquisas em literatura especializada, etc.

10 – INDICADORES DE AVALIAÇÃO

– Estabeleça indicadores e critérios que permitam avaliar e corrigir o projeto, se necessário;

– Indicadores são parâmetros utilizados para medição e/ou avaliação, aferição da situação anterior para a estabelecida nos objetivos, permitem quantificar os processos e projetos;

-Devem ser de fácil entendimento, representativos e testáveis;

– Servem para controlar, prever, estimar, auxiliar na tomada de decisões, identificar problemas, fornecer dados para revisões e avaliar os melhoramentos conseguidos.

12 – AVALIAÇÃO E REVISÃO

Avalie o projeto de acordo com os indicadores e/ou critérios estabelecidos e se necessário, revise os aspectos e detalhes necessários.

Antonio Silvio Hendges, Articulista no EcoDebate, Professor de Biologia, pós-graduado em auditorias ambientais, assessoria e consultoria em educação ambiental – www.cenatecbrasil.blogspot.com.br

 

in EcoDebate, 12/01/2017

“Projetos de Educação Ambiental, artigo de Antonio Silvio Hendges,” in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 12/01/2017, https://www.ecodebate.com.br/2017/01/12/projetos-de-educacao-ambiental-artigo-de-antonio-silvio-hendges/.

 

[CC BY-NC-SA 3.0][ O conteúdo da EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, à EcoDebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

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